Sissi

"Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá...."

domingo, março 05, 2006

cinecinecine

Semaninha pra lá de cinéfila...

Finalmente consegui ir no cine ver "Manderlay" do mestre Lars von Trier. Maravilhoso! Além da temática do racismo, o filme poe em questao a imposiçao de valores a qualquer pessoa e esculacha a democracia, mostrando que o argumento do voto do povo nao funciona tao bem como pregam... Inevitável a comparaçao com Dogville (sim, fico com o primeiro, provavelmente porque a fórmula desta vez já nao é mais novidade). Entre as poucas diferenças tecnicas, é que a super horizontalidade de ''Dogville'' agora dá lugar a preciosista câmera de von Trier se elevando acima do platô... conseguindo assim definir e enquadrar melhor o movimento dos atores. Final precioso... com uma crítica feroz aos valores decadentes de nossa sociedade ocidental, ao som de ''Young Americans'', de David Bowie, e entre fotografias carregadíssimas de ironia. AMEI!


A semana também foi dedicada ao diretor finlandês Aki Kaurismäki: 2 filmes bem densos "Nubes pasajeras" e "El hombre sin pasado". Dois relatos de situaçoes desesparadoras... que chegam muitas vezes a se tornarem cômicas! Em ambos filmes, somente quando os personagens conseguem criar seu proprio universo e uma nova realidade é quando finalmente encontram uma soluçao para suas angustias. (recomendo ambos!)

E pra finalizar "The Rocky Horror Picture Show"!!!

Um filme completamente inovador pra 1972, porque até entao nunca se havia criado algo parecido pra cine! Suas referencias sao do cine de terror mas também de musicais... E me parece que representa perfeitamente o espirito de libertaçao sexual dos anos 70. O figurino ultra extravagante e a otima atuaçao de atores, que até entao eram desconhecidos, fez com que este se tornasse um clássico exotico do cinema-musical!

Foto: Casting de Rocky Horror Pic Show. (figurino impecável)