Sissi

"Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá...."

segunda-feira, março 27, 2006

Serpentine Dress

Algo interessante que ando estudando...

Loïe Fuller
já foi considerada a dançarina mais famosa do mundo. Mesmo assim muitos dos que assistiram suas performances tiveram dúvidas se ela estava, ou nao, dançando, e ela também tinha esta duvida...

O que lhe deixou tao famosa foi a maneira como manipulava grandes telas de seda dobradas, enquanto focos de luzes coloridas eram projetados nos tecidos.

Seu trabalho, muito inovador para época, rendeu grandes contribuiçoes para iluminaçao de cenarios e também para o cinema. E por sinal, ela acabou se tornando a personificaçao da Art Nouveau por servir de inspiraçao para muitos artistas, que lhe representaram de diversas maneiras, mais do que a qualquer outra mulher até a época. Em vidro e ceramica, filme e foto, metal e madeira, e até em pele humana. Sua dança acabou se tornando um simbolo de modernidade. Ela, em contrapartida, promoveu o trabalho de muitos artistas e amigos, e também foi responsavel por fundar dois museus de arte.


Um contemporâneo disse: "mulher-flor, mulher-pássaro, mulher-borboleta, as temáticas de metamorfose que caracterizaram os trabalhos em metais preciosos, joias e vidro na Art Nouveau eram todos encontrados na dança sinuosa de Loïe Fuller".

(Art Nouveau and the Erotic - Ghislaine Wood. V&A publications)

segunda-feira, março 20, 2006

Desenhos Gilda


Entao, estes sao alguns dos figurinos que criei para um projeto do curso... uma releitura livre do filme Gilda. As referencias que usei foram Beatles (Help e Stg. Peppers) Brian Jones e Twiggy. Total anos 60! Ih, nem gosto...
Bom nesta quarta já tenho que apresentar os esboços do novo projeto. É sobre a peça de Molière Les Précieuses ridicules (As Preciosas Ridículas). Trata-se de um clássico, e ainda conta com um tema social, a crítica dos maneirismos e modos afetados que então eram comuns na França e considerados "distintos". A peça foi inicialmente proibida, mas pouco depois recebeu autorização para ser posta em cena. Foi, aliás, Molière que formulou a expressão " ridendo castigat mores" (rindo se castigam - ou criticam - os costumes). - Tri massa.... Escolhi como referencia principal os naipes do baralho. Amanha começo a desenhar.... depois mostro como ficou ;)

Ah sexta fui no 25º festival de Jazz de Terrassa e depois saí pra beber algo no centro de Barcelona... Mas bah, rolaram vários confrontos de jovens com a policia por causa do botellon... Eu fiquei apavorada com a violencia gratuita... Punk pra voltar pra casa...
A noticia que saiu no terra ontem foi a seguinte.... e pelo que vi nao é nada exagerada:

Encontros de bebedeira em massa causaram confrontos entre jovens espanhóis e policiais no sábado, deixando 80 feridos e 70 presos em Barcelona e Salamanca, segundo a polícia.
Milhares de jovens se reuniram em cidades espanholas na sexta-feira à noite para tentar promover um recorde de bebedeira na rua, conhecida como "botellon" (garrafão).
A violência foi maior em Barcelona, a segunda cidade espanhola, onde 68 pessoas, incluindo 37 policiais, ficaram feridas e 54 foram presas. A polícia de Barcelona usou cassetetes e balas de borracha para tentar controlar os jovens, que estavam jogando latas e garrafas, segundo a imprensa. Os bombeiros foram chamados para acabar com 50 focos de incêndio, iniciados por jovens que colocaram fogo em latões de lixo nas ruas. Vitrines de lojas foram quebradas e muitos estabelecimentos saqueados.
O evento em Barcelona se transformou em uma batalha entre os jovens e a polícia, nas ruelas do centro da cidade, e durou por quase toda a noite.
O "botellon" se tornou parte da vida dos jovens que, entediados em casa e sem dinheiro para frequentar bares, compram bebidas em supermercados e as consomem em praças, durante toda a noite. Incomodadas pelo barulho e pelo cheiro de urina e vômito, muitas administrações locais baniram a bebedeira nas ruas.

Ou seja.... a coisa nao tá facil nem por aqui...

Beijossss amigooooos
Se cuidem ;)

quinta-feira, março 16, 2006

a vida vai bem, obrigada!

Ehhhh....tudo maravilha por aqui...
Esta semana passou voando porque tive que entregar um trabalho na escola com mil desenhos...entao passei os dias em cima do computador (e portanto tenho uma puta dor nas costas agora, afff) Mas valeu a pena... gostei bastante do resultado final. Vou ver se coloco algumas fotos dos desenhos aqui no blog hoje quando chegar em casa... Ah sim, porque agora tô no trampo! Tô trabalho no Cybergracias. Um cyber café bem pequeninho e bonitinho no bairro da Gracia.... Ahhh eu adoro a Gracia...é um bairro muito massa... Tem o melhor cinema daqui e muitos estudantes, mtas ocupas e uma rua cheia de lojas incriveis... será minha próxima casinha (se eu vier a ficar em bcn mais um ano). Tô bem feliz, porque trabalho um horario barbadinha (das 10 as 14hrs) e com a grana que ganho consigo me sustentar e ainda tenho tempo free (pra fazer todos trabalhos do curso e ainda me divertir!)
Isso é uma coisa que me deixa louca...em pensar que no Brasil, mesmo com curso superior seria dificil eu ganhar a grana que ganho aqui trampando num cyber 4 horas por dia... aff....
Ahhhh, minhas funçoes aqui sao tao dificeisssss..... gravar cds, fazer impressoes, ajudar alguem que nao sabe usar algum programa, ou salvar um arquivo...uahuahauhau... ahhh e o mais dificil: Colocar musica!
Ehehehe, vou aproveitar que nao tem ninguém aqui agora e fazer uma foto pra mostrar como é o lugar.... hihihi (gostou coralis?)
beijos aos amigosssssssss
saudades

quarta-feira, março 08, 2006

Thai Cinema

Citizen Dog é o nome em inglês (Mah nakorn em tailandês) do filme que pode ser comparado a um "Amelie Poulain" asiático.
Uma história de amor, com direçao de arte preciosa e um roteiro cheio de personagens e acontecimentos pra lá de malucos....
Lindo, simples e encantador. Traz referências deste Chaplin em "Tempos modernos" até "O mágico de OZ".
Lembrei da Paulica, porque se passa todo em Bangkok... e a fotografia é lindaaaa!

Busquem na internet, vale mto a pena!







Citizen Dog, 2004, Wisit Sasanatieng.

domingo, março 05, 2006

cinecinecine

Semaninha pra lá de cinéfila...

Finalmente consegui ir no cine ver "Manderlay" do mestre Lars von Trier. Maravilhoso! Além da temática do racismo, o filme poe em questao a imposiçao de valores a qualquer pessoa e esculacha a democracia, mostrando que o argumento do voto do povo nao funciona tao bem como pregam... Inevitável a comparaçao com Dogville (sim, fico com o primeiro, provavelmente porque a fórmula desta vez já nao é mais novidade). Entre as poucas diferenças tecnicas, é que a super horizontalidade de ''Dogville'' agora dá lugar a preciosista câmera de von Trier se elevando acima do platô... conseguindo assim definir e enquadrar melhor o movimento dos atores. Final precioso... com uma crítica feroz aos valores decadentes de nossa sociedade ocidental, ao som de ''Young Americans'', de David Bowie, e entre fotografias carregadíssimas de ironia. AMEI!


A semana também foi dedicada ao diretor finlandês Aki Kaurismäki: 2 filmes bem densos "Nubes pasajeras" e "El hombre sin pasado". Dois relatos de situaçoes desesparadoras... que chegam muitas vezes a se tornarem cômicas! Em ambos filmes, somente quando os personagens conseguem criar seu proprio universo e uma nova realidade é quando finalmente encontram uma soluçao para suas angustias. (recomendo ambos!)

E pra finalizar "The Rocky Horror Picture Show"!!!

Um filme completamente inovador pra 1972, porque até entao nunca se havia criado algo parecido pra cine! Suas referencias sao do cine de terror mas também de musicais... E me parece que representa perfeitamente o espirito de libertaçao sexual dos anos 70. O figurino ultra extravagante e a otima atuaçao de atores, que até entao eram desconhecidos, fez com que este se tornasse um clássico exotico do cinema-musical!

Foto: Casting de Rocky Horror Pic Show. (figurino impecável)