Sissi

"Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá...."

segunda-feira, março 27, 2006

Serpentine Dress

Algo interessante que ando estudando...

Loïe Fuller
já foi considerada a dançarina mais famosa do mundo. Mesmo assim muitos dos que assistiram suas performances tiveram dúvidas se ela estava, ou nao, dançando, e ela também tinha esta duvida...

O que lhe deixou tao famosa foi a maneira como manipulava grandes telas de seda dobradas, enquanto focos de luzes coloridas eram projetados nos tecidos.

Seu trabalho, muito inovador para época, rendeu grandes contribuiçoes para iluminaçao de cenarios e também para o cinema. E por sinal, ela acabou se tornando a personificaçao da Art Nouveau por servir de inspiraçao para muitos artistas, que lhe representaram de diversas maneiras, mais do que a qualquer outra mulher até a época. Em vidro e ceramica, filme e foto, metal e madeira, e até em pele humana. Sua dança acabou se tornando um simbolo de modernidade. Ela, em contrapartida, promoveu o trabalho de muitos artistas e amigos, e também foi responsavel por fundar dois museus de arte.


Um contemporâneo disse: "mulher-flor, mulher-pássaro, mulher-borboleta, as temáticas de metamorfose que caracterizaram os trabalhos em metais preciosos, joias e vidro na Art Nouveau eram todos encontrados na dança sinuosa de Loïe Fuller".

(Art Nouveau and the Erotic - Ghislaine Wood. V&A publications)